sexta-feira, 26 de março de 2010

Planificação da Formação


Hoje terminamos o módulo da planificação da formação, o último módulo do curso, yupiiiiii.

Foi um módulo também interessante mas mais teórico. Claro que a formadora Paula não poderia deixar que fosse só teoria e lá colocou umas dinâmicas engraçadas, menos a do desenho, heheh.

Hoje vamos construir um plano de sessão em grupo e como não poderia deixar de ser vamos acabar com um BANG.

Agora que venham as autoscopias finais... e sou logo no 1º dia (31-03-2010) com um tema que nos levará todos até às minhas origens e mais não digo.

Avaliação da Formação


Quando se fala em avaliação... tende-se a associar a algo negativo. Contudo, acho que ao avaliarmos, percebemos se as coisas funcionam bem ou mal e como tal podemos corrigir e melhorar os aspectos menos positivos.


Na formação, quer formandos, quer formadores são avaliados.

Avaliação da Aprendizagem


A avaliação da aprendizagem é fundamental para perceber se os conhecimentos transmitidos foram assimilados de forma correcta.


quarta-feira, 24 de março de 2010

Objectivos Pedagógicos

Um objectivo muito dificil de alcançar...

Objectivos Pedagógicos


Iniciámos o módulo com uma dinâmica bastante animada, a corda, a qual também originou frustração do grupo, porque não conseguimos soluccionar o problema, hehe.

No geral gostei, foi um módulo um pouco expositivo, mas que o proprio tema assim o exigia.

Tinha a noção que metas, finalidades e objectivos era tudo igual. No entanto, percebi que existem diferenças e quais as suas componentes.

Numa formação é essencial definir objectivos para clarificar e tornar mais eficaz a acção. Ao se definir os objectivos, traçamos o caminho que deveremos seguir para alcançar os mesmos.

Os meus objectivos nesta formação são: aprender, aprender e aprender; adquirir algumas competências para ser uma boa formadora e melhorar a comunicação.

domingo, 21 de março de 2010

Comunicação e Animação de Grupos



A dinâmica que gostei mais neste módulo foi a escolha do partido político e elaboração de um programa eleitoral.

O meu partido político do qual também fazia parte a Claúdia e a Cristina foi o MAMP (movimento associativo de mulheres na política).

Todos os programas eleitorais foram divertidos, mas gostei especialmente do partido político da Inês e da Catarina que reivindicaram que os formandos da Competir, no final da formação, tenham direito a um subsídio pelos danos psicológicos que as dinâmicas nos estão a causar. hehe
E como não poderia deixar de ser terminou-se este módulo com grande animação!!!!

Assertividade

Comunicação Não Verbal

Comunicação

Comunicação e Animação de Grupos

Como o próprio nome indica, este módulo, leccionado mais uma vez pela formadora Paula Andrade, foi uma animação total. hehe
Foi desde a dinâmica do lenço, em que tivemos de transmitir aos colegas um sentimento positivo ou negativo através dos olhos, sermos assertivos criticando o colega e vice-versa, entre outras.
Não se pense que foi só animação, claro que todas estas dinâmicas estavam relacionadas com a temática que abordámos, nomeadamente a comunicação verbal e não verbal e os estilos de comunicação.
Vimos que um bom formador deverá possuir um comportamento assertivo, o qual se vai apreendendo ao longo da vida.
Penso que todos nós temos um pouco de cada comportamento, somos passivos, agressivos, manipuladores e assertvos, dependentemente das situações e do tipo de pessoas com quem nos relacionamos.

Técnica de Formação - Role-Playing